Conflitos de uma mente dualista...

terça-feira, 2 de março de 2010

Blogger ou Wordpress?

TODAS as vezes que criei um blog ou que eu simplesmente pensei em criar um blog (e olha que não foram poucas...) eu tive essa dúvida cruel. Crio no Blogger (blogpost) ou no Wordpress? É como já diz o próprio letreiro desse espaço, né? Coisas de geminiana... :-P

Os dois únicos blogs que foram para frente, esse e esse, foram feitos no blogspot. Eu usava muuito, adorava a interface, achava tudo muito fácil de mexer e, por isso, tenho uma tendência a preferir o blogpost. O segundo blog atualmente está sem template, mas ele tinha um template fofo da gatinha Marie, que eu amo. Eu cheguei até a migrá-lo para o Wordpress, como pode ser visto aqui, mas nem cheguei a usar... Esse endereço do wordpress, inclusive, vou passar a usar para fins profissionais.

Eu vejo que a maioria dos blogs fodões em design são feito em cima do Wordpress, tudo que se vê de bacana para se colocar em um blog é em cima de wordpress. Não que não dê para personalizar completamente o blog no blogspot, claro que dá, é só montar o html. Mas é que o blogspot ofere todos aqueles widgets que fazem (quase) tudo o que vc quer, aí acaba que ninguém faz nada diferente. Já o Wordpress possui mais ferramentas personalizáveis, digamos. Mil maneiras de se fazer menus, abinhas, layouts, etc.

Então fica aí a minha pergunta e meu cry for help para vocês. Qual é melhor? Wordpress ou Blogspot e por que? Me ajudem a curar minha indecisão!

6 comentários:

  1. Não sei porque, nunca consegui me adaptar completamente ao blogspot. Antes do WordPress, usava o blogger, que existia na globo.com, adorava, achava prático. Mas sinceramente, não há nada como WordPress. Explico:

    No serviço gratuito, acho a interface bem mais user friendly que a do blogspot. Os layouts são mais interessantes, bonitos.

    Agora, o legal mesmo é quando você tem hospedagem própria. Eu, por exemplo, pago 15 reais por ano para manter meu domínio, floresnajanela.com, e 10 reais por mês para hospedar meu blog. Aí tem fonte inesgotável de temas prontos pra download gratuito, ou seja, você não tem um layout limitado e não enjoa nunca. Além disso, tem plugins muito legais, como os que eu tenho no meu blog: para compartilhar posts em mídias sociais, exibir meus tweets, retuitar meus posts, exibir posts mais populares, quem mais comenta... são infinitas as possibilidades!

    Se você prefere ficar no gratuito, talvez mudar pra WordPress não te traga tantos benefícios, já que você gosta da interface do blogspot. Acho que não custa nada tentar usar o WP e ver no que dá =)

    ResponderExcluir
  2. eu até gostava mais do wordpress... o problema é que ultimamente ele simplesmente não estava mais carregando!

    agora, esse monte de recurso, sabe o que eu acho? que polui o visual. o custo x benefício é alto. blogs mais clean prendem mais a minha atenção.

    ResponderExcluir
  3. concordo, quanto mais clean, melhor. mas muitos dos recursos do WordPress - o hospedado, pelo menos - são válidos para o webmaster e nem mesmo aparecem na página inicial, mas fazem a vida da gente muito mais fácil. hoje mesmo instalei um plugin que redireciona automaticamente todos os meus links de feed para o feedburner - muito prático.

    vai do que você pretende e deseja pro seu blog.

    ResponderExcluir
  4. legal, blogger comeu meu comentário, vamos de novo.

    acho que muitos dos recursos que o WP oferece, pelo menos na versão hospedada (e não gratuita), beneficiam o webmaster, e nem chegam a ser exibidos na página inicial. muitos poluem a sidebar, verdade, mas vai do que você pretende pro seu blog e seu design. hoje mesmo instalei um plugin que redireciona todos os links de feed para o feedburner, ou seja, não preciso fazer manualmente toda vez que trocar de layout. nesse ponto, de praticidade, WP sai na frente, porque permite que todo mundo crie ferramentas que melhorem seu desempenho.

    ResponderExcluir
  5. ah, então ele não tinha comido meu comentário haha
    e eu estou floodando seus comentários!

    ResponderExcluir
  6. Ah AMEI O BLOG rsrs pq será né? rs sou geminiana e super indecisa, criei um blog no blospot e esqueci a senha rs depois descobri em uma revista de fotografia que o wordpress era melhor para fotógrafos rsrs então decidi testar e to gostando rs o Wordpress é bom =)
    Meu flickr:www.flickr.com/photos/vivifotografa
    Viviane Carvalho

    ResponderExcluir